Os pequenos negócios em São Luis podem procurar novos usos para os produtos que fabrica, apostar nos lançamentos ou procurar outros mercados ainda pouco explorados.

A atividade competitiva agressiva ou as mudanças no ambiente podem causar um rápido declínio nas vendas. Estratégias de crescimento a partir do produto abrem novas oportunidades de vendas e lucros enquanto reduz a dependência dos produtos existentes para o sucesso da empresa.

Conheça algumas dicas essenciais:

  • Penetração de mercado: tentar ampliar o seu negócio vendendo mais produtos com os quais já trabalha para o mercado em que já atua. O objetivo principal é convencer seus consumidores a adquirir mais dos produtos da empresa, aumentando a sua fatia de mercado. As táticas incluem: campanhas agressivas de promoção e descontos nos preços.
  • Desenvolvimento de mercado: você também poderá descobrir novos usos para os produtos com os quais já trabalha para novos mercados. Bicabornato de sódio é um exemplo clássico. O seu uso original era para culinária e, agora, também é vendido como desodorante, limpador de tapetes, como componente para cremes dentais etc.
  • Desenvolvimento de produtos: outra opção é desenvolver produtos para o mercado em que já atua, diversificando-os. A segmentação permite conhecer melhor os clientes e seus hábitos e encontrar novos produtos.
  • Diversificação de produto: a última – e a mais arriscada – opção é desenvolver novos produtos para novos mercados.

Tome a iniciativa antes do concorrente. Encontrar um mercado no qual nenhuma outra empresa entrou é um caminho para sair em primeiro lugar e levar vantagem sobre os competidores.

Fonte: sebrae.com.br

Razão Empresarial

Contabilidade em São Luis