A tecnologia trouxe muitas mudanças na maneira de fazer turismo. Hoje em dia, acompanhamos as mudanças que vieram na forma de conseguirmos transporte e hospedagem e isso através de empresas como como Airbnb, Uber ou Hotel Urbano. Justamente por isso, é extremamente necessário que você esteja munido de muitas informações, antes de abrir uma agência de turismo, pois precisará correr atrás do prejuízo se quiser entrar na concorrência.
De acordo com a Organização Mundia de Turismo, no último ano, mais de um bilhão de pessoas fizeram viagens pelo mundo e isso indica um crescimento favorável às empresas de turismo. Além disso, nosso país tem sido eleito como um dos que possuem mais diversidade cultural e um dos mais bonitos. Em resumo, o cenário está favorável para quem quer atuar nesta área.
Veja cinco dicas importantes para quem quer entrar neste ramo:
Decida o nome de sua empresa
Após a escolha do nome, verifique se não outras empresas que possuam o mesmo nome e principalmente, no mesmo ramo de atividade.
Consulta Comercial
O primeiro passo é descobrir se o local escolhido para abrigar sua agência, pode se tornar um comércio. Isso pode ser verificado através da Prefeitura ou Secretaria Municipal de Urbanismo de sua cidade.
Formalização
Solicite seu CNPJ e Inscrição Estadual junto à Receita Federal. Além disso, efetue o Contrato Social através da Junta Comercial de sua cidade.
Licenças
Faça o requerimento de sua licença e alvará de funcionamento. Isso deverá ser feito na Secretaria Municipal da Fazenda.
Registre seu negócio
Após criar sua empresa, será necessário cadastrá-la no Ministério do Turismo. Veja quais os ramos devem fazer este registro: guia turístico, hospedagem, transportadora turística, organizadora de eventos, acampamento turístico e parque temático.
Para finalizar, cuide do Marketing de sua empresa e busque novos clientes, pois a concorrência é grande, porém o mercado é amplo e vive constante expansão.