E como um bom serviço contábil pode auxiliar nesse processo
Todo processo vai muito além da usa efetivação, ele faz parte de uma estratégia que visa a manutenção de uma filosofia de trabalho e estudos científicos que fazem parte de um processo duro e trabalhoso, mas que gera resultados dentro do conceito empresarial. Por isso mesmo, por meio de um bom serviço de contabilidade esse planejamento precisa ser feito de um controle de qualidade que busque estratégias que beneficiem a empresa.
Por meio desses serviços de contabilidade serão estudados números e estatísticas de lucro e média de vendas para que haja um planejamento estratégico que influenciará a forma de trabalho da empresa internamente e como ela se apresentará aos seus clientes, podendo gerar mudanças de posicionamento, linguagem e até mesmo oferecimento de linhas e produtos. Mas essas ações não são regras, mas, sim, possibilidades dentro de uma composição de um planejamento que passará por um amplo estudo contábil antes de ser aplicada.
Esse serviço de contabilidade também pode ser importante para que time que está ganhando não se mexa, mas continue ganhando, ou seja, o planejamento estratégico serve tanto para melhor desempenho quanto para manter desempenhos positivos.
PRINCIPAIS INDICADORES DE PLANEJAMENTO
Lucratividade do negócio
Para isso é necessário a definição percentual do lucro da empresa, sem essa informação muito dificilmente você conseguirá manter o seu negócio em atividade, essa informação nada mais é o mínimo do mínimo que o empresário precisa conhecer do seu negócio. Para você retirar em números esse indicador, a medida é a seguinte: lucro líquido dividido pela receita total, vezes cem.
O valor total terá variação de acordo com o planejamento, porte, produto, entradas e saídas da empresa. A estimativa variável, mas quanto mais informações próximas da realidade por meio de um serviço de contabilidade bem específico, mais provável é você ter a realidade em cheio à estimativa elaborada.
Crescimento mensal
Como dissemos, o valor de lucro é variável periodicamente e passa por diversos fatores, uma empresa em atualização e crescimento constante, como uma startup, precisa ter noção de quanto tem sido esse crescimento para fazer um mapa de objetivos. Para definir em porcentagem a receita mês a mês é necessário subtrair a receita atual da receita anterior e dividir o resultado pela receita do mês anterior multiplicada por cem.
Conversão de vendas
Proposta de valor e convencimento de poderio de compra, é a base de proposta com fechamento e define a produtividade da sua estratégia de vendas e campanhas de marketing. Contrato fechados dividido por clientes atendidos, sempre vezes cem, define a porcentagem de efetivação em conversão de vendas.
Participação no mercado
Volume de vendas/Faturamento total e faturamento segmentado x 100.
É uma prática também denominada Market Share e consiste numa análise de mercado de forma ampla, que demonstra a atuação da empresa, se está sendo produtivo, ou não.
Produtividade
Produto gerado/recurso utilizado.
Pode ser estimada e calculada de forma ampla, ou seja, produção da empresa como um todo, ou de departamento por departamento, para ver se há algum departamento salvando ou engolindo o outro. Esse planejamento estratégico pode, também, identificar o departamento que mais tem contribuído para o sucesso ou fracasso da empresa e vice-versa.
Para o cálculo do planejamento, é divido produto gerado por recurso utilizado. .
Funcionários
Número de funcionários/período x 100.
Prática denominada Turnover, analisa o desempenho dos funcionários da empresa tanto como um todo quanto de forma departamental. Também analisa metas, motivações e prêmios a ser estipulados para os funcionários da empresa.