Algumas despesas podem ser deduzidas pelo contribuinte ao realizar a declaração do IR; ações reduzem a base de cálculo.

O Imposto de Renda é uma das tributações mais importantes para o Governo Brasileiro, sendo uma importante fonte de recursos para o investimento em melhorias e manutenção de toda logística e estruturação social, educacional e voltada a saúde pública, ou seja, é um dinheiro que deve ser usado para melhorar os serviços públicos do nosso País. Porém, o IR foi desenvolvido para apenas pesar no bolso dos contribuintes mais abonados, e para evitar injustiças sociais com o pagamento a maior de imposto recolhido na fonte, que existe a Restituição Imposto de Renda 2017.

Se você quiser saber se tem direito a receber a sua restituição do Imposto de Renda, confira a seguir tudo sobre a restituição do IRPF 2017.

RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2017

Todos os anos, mais especificamente nos meses de março e abril, os contribuintes que se enquadram em declarar o imposto de renda são obrigados a prestar os devidos esclarecimentos de conta através da receita federal, aonde o mesmo deve declarar o ajuste anual do imposto de renda, através desse ajuste o contribuinte comprova as suas contas no físico. Contribuintes que no ano anterior ao vigente pagam um valor menor de contribuição, são obrigados no ano vigente pagar um valor a mais.

Vale lembrar que o programa de declaração do IRPF 2017 não indica se o cidadão tem direito ao imposto de renda. Caso o usuário tenha interesse, precisa consultar os lotes de restituição liberados pela Receita Federal.

COMO CONSULTAR A RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA?

Assim como o contribuinte deve declarar o seu imposto, o imposto de renda também divulga uma lista no final do ano que informa quais contribuintes possuem o direito de receber a restituição referente ao imposto de renda, veja como é fácil realizar a consulta:

 

Para realizar a consulta basta acessar o portal da Receita Federal, e informar o número do CPF, data de nascimento e confirmar a captcha de segurança. As informações do imposto de renda que estão sendo informado é referente ao ano de 2016.

Ficou com dúvida e não sabe quem deve declarar imposto de renda? Confira nossa séries de artigos explicativos e fique por dentro de tudo.

CONSULTA ÀS RESTITUIÇÕES DO IR 2016/2017

Em breve vai ser liberado os lotes para consulta das restituições do imposto de renda do ano de 2017 aonde será possível ter informações fresquinha de primeira mão. As restituições correspondem aos valores pagos ao leão no decorrer do ano através do imposto retido na fonte para pessoas que não teriam obrigação de contribuir com à receita, segundo à tabela do Imposto de Renda 2017, por isso tem o direito de receber o valor de volta.

Caso você tenha alguma dúvida referente a declaração do imposto de renda e seu funcionamento e deseja mais informações do mesmo, pode acessar o site da receita federal através do site da Receita ou entrar em contato pelo o telefone da receita federal 146 esse atendimento eletrônico está a sua disposição 24h por dia, o atendimento personalidade aonde um atendente está a sua disposição para atendê-lo funciona de segunda a sexta das 8h às 20h.

É importante que se faça o recolhimento para que não se tenha problemas futuros, fique sempre atento às atualizações da tabela do imposto de renda.