O processo de fidelização dos clientes é fruto de um pós-venda muito bem trabalhado

Em tempos atuais, manter o fluxo de caixa da sua empresa está bem difícil. E se está tudo difícil, cabe a empresa, então, apostar nos clientes fieis da sua cartela. Fidelização é a palavra de ordem para que você nade contra essa maré que não está pra peixe.

Mesmo entendendo que em tempos de recessão o poderio de compra dos clientes, embora fieis, diminui abruptamente, cabe a sua empresa aumentar o poderio de barganha e usar a fidelização ao seu favor.

Fidelizar clientes pode ser a garantia da manutenção do ticket médio da sua empresa, mesmo em tempos de crise.

Na dúvida, recorra aos números

É na fidelização que clientes satisfeitos promoverão a sua empresa, indicando e, até mesmo, sendo novos consumidores de outros produtos ou serviços. Ter em seu portfólio clientes deste aporte, significa que a sua empresa está em 80% no caminho certo no que tange a excelência no atendimento.

Apenas 5% de retenção de clientes gera na casa de 25 a 75% de lucro, segundo pesquisas realizadas por Fred Reichheld, medindo o índice de lealdade do cliente através da Net Promoter Score.

Como fidelizar clientes

É nesse momento que entra o pós-vendas. O pós-venda nada mais é do que o pré-venda da venda seguinte. Pelo menos essa é a forma mais simples de se definir esse tipo de serviço.

A pós-venda é tão importante do que a primeira venda, até porque ela é uma venda nova, mas para o mesmo cliente. A diferença é que, no caso do pós-venda, não jogamos uma primeira impressão, mas jogamos com a decepção, caso algo dê errado.

Todo empreendedor precisa entender que a venda não se encerra no aperto de mãos e fechamento do negócio, mas, sim, que é ali que inicia-se o relacionamento com o cliente e, portanto, o processo de fidelização.

É quando o negócio é fechado que o relacionamento entre empresa e cliente se torna mais relacional, pois é a partir dali que vocês terão pontos em comum, o serviço prestado. É na hora desse relacionamento que cabe o seu pós-venda e é esse pós venda que garantirá a fidelização com o seu cliente. Um bom suporte, um atendimento atencioso e muita disposição em ajudar é meio caminho andado para fidelizar o seu cliente.

Saiba, tão importante quanto a efetivação de uma venda é o retorno do seu cliente, pois o serviço que você faz, outras empresas podem fazer. Mas, quando você gera empatia com o seu cliente, a tendência é que ele sempre retorne.

Fidelização na aproximação

Estar sempre próximo ao seu cliente é um grande passo para a fidelização do próprio. Dê ao cliente a sensação de segurança e a relação de que ele tenha feito a escolha certa. Ao adquirir o seu produto ou serviço, o seu cliente assim o fez por entender que a sua empresa tinha a solução para algum desejo ou necessidade dele, o que é uma grande responsabilidade.

Se possível, capacite uma equipe exclusivamente para esse relacionamento pós-venda com o cliente, justamente para que ele se sinta tratado de forma especial e as suas dúvidas, questionamentos e feedbacks sejam colocados em prática, principalmente em tipos de serviço que tendem a atuar de forma personificada.

Conclusão

Cliente satisfeito significa imagem positiva para a empresa e essa satisfação garante retorno, boas indicações e garantia de compra em momentos não positivos do mercado.