Vantagens fiscais, melhoria na produtividade e aumento na capacidade dos seus funcionários, tudo o que os benefícios de alimentação podem agregar a empresa

A Lei em combate a fome e desnutrição foi promulgada em 1976 pelo Governo Federal e tem como ideia a contribuição das empresas privadas aos seus colaboradores no que diz respeito aos benefícios de alimentação. Em contrapartida, as empresas têm incentivos fiscais a fim de que elas contribuam com os seus funcionários que, no mínimo, tenham renda de até cinco salários-mínimos.

Precisamos entender que muito embora o ideal seja o funcionário trabalhar focado no ideal da empresa, ele chegou até lá através de um ideal pessoal que passa por basicamente em colocar a comida diária na mesa da sua casa, então, garantir isso por meio dos benefícios de alimentação já fará com que a empresa ganhe o funcionário para si, diminuindo a sua preocupação ao resguardar na esfera da alimentação.

Vamos ver, então, alguns pontos para que você venha entender o motivo da importância dos benefícios de alimentação para a empresa.

Questões fiscais

A empresa que contribui com o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) terá o valor investido podendo ser deduzido no Imposto de Renda, além da isenção do valor investido em benefícios de alimentação no Programa de Previdência Social.

Evita riscos

Para se ter uma ideia da importância dos benefícios da alimentação, é que com a crise financeira mais da metade dos trabalhadores do nosso país cortaram suas idas nos almoços fora de casa, o que é muito negativo numa perspectiva de saúde e motivação da empresa.

Muito desses trabalhadores passaram a substituir suas ida aos restaurantes por lanches que nada beneficiam sua saúde. Já outros fazem a sua marmita, utilizando de um tempo que possivelmente não têm, principalmente aqueles que trabalham e estuda ou moram longe de onde trabalho. O que pode acarretar em desmotivação, já que o funcionário, para preparar o seu alimento, pode utilizar o seu tempo de sono e descanso, por exemplo.

Conjunto

Os benefícios de alimentação também podem gerar benefícios de conjunto para com a empresa. Isso porque os funcionários que tendem a ter um horário de almoço próprio tendem, também, a almoçarem juntos e criarem, a partir daí, um vínculo de relacionamento saudável, que é justamente importante que toda empresa tenha, por meio de funcionários que se respeitem entre si.

No frigir dos ovos, é o único benefício de alimentação que pouco tem a ver com a alimentação em si, mas que acarreta diretamente no desempenho da empresa, através da sua boa qualidade.

Benefícios Simples

Por os benefícios de alimentação em prática é algo muito fácil de ser feito, até porque os vales, tanto alimentação, quanto refeição, estão acessíveis e de fácil adaptação da empresa a eles. Tudo isso, ajuda colocar em ação o Programa de Alimentação do Trabalhador.