Ter uma ideia inovadora e que resolva a dor e os problemas de outras pessoas é a base para a criação de uma Startup. Essa tem sido a palavra do momento e trata-se de uma modelo de negócios de rápido crescimento e pode oferecer um produto ou serviço.
Para abrir uma empresa deste segmento, saiba que no caminho pode haver alguns problemas, seja financeiro ou administrativo no geral, mas não se desespere. O que você precisa saber é que será necessário muito trabalho e dedicação para que sua Startup alcance novos patamares. Existem sim, algumas empresas que alcançaram sucesso com certa rapidez, porém foi preciso muita pesquisa e planejamento.
O que fazer para começar?
Um ponto positivo de uma Startup é que nos últimos anos, o valor de investimento inicial tem caído consideravelmente. Para que essa vantagem seja melhor aproveitada, faça uma pesquisa para saber o quanto você precisará investir no começo.
O segundo passo é buscar conhecimento em empreendedorismo, marketing, gestão e vendas, pois cada um desses itens irá te ajudar em um aspecto diferente da sua empresa.
Você está preparado para empreender?
Muitos acreditam que ao se tornar empreendedor, você trabalhará menos e todos os seus problemas estarão resolvidos, mas lembre-se que não é bem assim. Na verdade, você precisará trabalhar muito mais.
A primeira diferença e, talvez, a mais perceptível, é que você não terá a segurança de uma salário fixo como em um emprego tradicional. Outro ponto é que sua dedicação deverá ser praticamente exclusiva ao negócio se quiser ter resultados, afinal, nem sempre o retorno do investimento é rápido.
Marketing e Vendas
Não economize dinheiro com o Marketing, pois mesmo que sua ideia seja brilhante, ela não se venderá sozinha. Mesmo que você consiga que ela viralize, saiba que será por pouco tempo e não terá bases sólidas para manter-se assim.
Busque ferramentas para te ajudar com isso e se possível tenha uma profissional voltado só pra isso. Caso não seja possível, procure as informações necessárias e o que você pode fazer neste quesito. O Marketing vai te ajudar a atrair mais clientes.
Identifique seu público alvo
Faça um relatório com seu público-alvo, coloque o sexo, faixa etária, profissão e o que mais conseguir colocar. Com esse estudo você terá um feedback e conseguirá saber como seu produto e/ou serviço está sendo recebido pelos clientes.