As hamburguerias artesanais tem feito muito sucesso no Brasil e isso acabou atraindo milhares de empreendedores com vontade de conquistar independência financeira. Mas como em todo negócio, é preciso ter muita sabedoria e jogo de cintura na hora de abrir o seu próprio negócio.
Ao contrário do que muitos pensam, não basta apenas ter uma boa ideia e dinheiro para investir. Você precisar estar atento às dificuldades que virão no meio do caminho e pra isso vamos te dar algumas dicas que podem ajudar neste começo.
– Localização
Encontre um ponto estratégico e com um bom fluxo de pessoas. Fique atento aos horários em que a passagem de pessoas pelo local é maior, pois isso vai te ajudar na hora de montar sua estratégia de venda. Além disso, pense no espaço interno que você precisará, pois normalmente os restaurantes utilizam 40% de seu espaço para a cozinha e os 60% restantes para área de atendimento aos clientes.
Outra opção é a utilização de um food truck, mas lembrando que mesmo nestes casos, a localização do ponto deve levar em conta os quesitos anteriores.
– Equipamentos
Investir nos equipamentos industriais também é muito importante, pois quanto mais profissional seu negócio for, mais credibilidade passará e automaticamente atrairá mais clientes. Existem alguns equipamentos que são considerados como básicos em qualquer cozinha, são eles: freezer, refrigerador, mesa de preparação, grelha, cortadores e fritadeiras.
– Público Alvo
Este item se comporta da mesma maneira que a escolha do ponto onde abrirá seu negócio. O público é de extrema importância para o sucesso da sua empresa. Se achar necessário, limite seu público-alvo até obter mais confiança a fim de expandir seu empreendimento.
– Licenças e Alvarás
Este é um dos passos mais importantes e vai depender da cidade onde seu negócio será aberto. Mas de qualquer maneira, é preciso saber exatamente quais as licenças e alvarás serão necessários para abrir uma empresa neste ramo. Esteja com toda documentação em ordem e evite transtornos futuros.