Entenda que mais do que boa vontade, o empreendedorismo precisa andar de mãos dadas com a contabilidade

Para que você inicie e desenvolva o seu negócio de forma segura, é muito importante a figura de um escritório de contabilidade. Isso porque é através da contabilidade que você possui uma fonte de informações sobre as questões financeiras e burocráticas muito importante tanto na abertura da empresa quanto em seu desenvolvimento. Então…

O que faz um escritório contábil?

Segundo o SEBRAE (Serviço de Apoia a Micro e Pequenas Empresas), os serviços de contabilidade são os segundo mais procurados no mercado empreendedor. Esse reconhecimento faz com que os profissionais do mercado contábil estejam cada vez mais preparado nesse atendimento ao cliente. Preparação, nesse caso, dá-se por um relacionamento atencioso, muitas vezes pessoal, mas sem perder o profissionalismo do suporte eficaz.

A figura do escritório contábil é de grande importância no desenvolvimento da empresa, já que, segundo pesquisas realizadas pelo próprio SEBRAE, pequenos e microempresas tendem a fechar as portas nos seus primeiros dois anos de atividade, muito pela falta de planejamento estratégico representado na falta de capital de giro, captação de clientes e demais problemas financeiros, estes problemas que podem ser subvertidos em uma parceria com um bom escritório contábil.

O escritório de contabilidade em meio as suas fontes de informação pode estruturar o planejamento financeiro, medição de retorno, além de um planejamento fiscal dentro das questões rigorosamente burocráticas.

Além dessa questão de planejamento, é através do escritório de contabilidade que há um acompanhamento dentro das instituições legais como Cartório Fiscal, Receita Federal, Junta Comercial etc, isso principalmente no processo de abertura da empresa. Ela aberta, a contabilidade já se faz importante nos processos estratégicos de negócio, que muitas vezes passa despercebido pelos empresários de médio e pequeno porte.

A contabilidade nada mais é do que um mecanismo de gestão empresarial que auxiliará o desempenho da empresa através de estratégias e informações, é uma informação empresarial completamente necessária.

Tributos Financeiros

Problemas com o fisco? A Receita Federal é o grande fantasma da jurisprudência financeira para os empreendedores no Brasil, já que nada mais nada menos 30% do lucro empresarial da empresa vai para a torneira dos impostos governamentais. É lei e não tem pra onde correr, mas dá para se planejar dentro de uma agenda de desenvolvimento de lucros, para que haja um controle financeiro bem planejado por meio dos serviços contábeis.

Uma espécie de assessoria contábil pode auxiliar o gestor do negócio a ficar tranquilo com as práticas tributárias e esteja sempre a par no que tange as cargas tributárias, mas que também faça a sua parte sempre pagando devidamente valores de previdência e fundo de garantia para a sua equipe de funcionários.

Lucros

É muito importante que eles estejam bem definidos dentre todos os departamentos, contratados e até mesmo entre os sócios da empresa. É importante salientar, também, que a divergência entre sócios é um dos motivos de frustração no negócio, logo, um planejamento estratégico financeiro com os pontos de investimento e lucros da empresa acertado antes do início da atividade e dentro de um estudo específico do escritório de contabilidade vacinará essas possíveis divergências.

De modo geral, o escritório de contabilidade, de forma técnica que compete fazer, serve para tirar o peso dessas questões jurídicas financeiras do empreendedor.