Como diria Nizan Guanaes: “Enquanto uns choram, eu vendo os lenços”; Saiba, então, como a consultoria contábil te ajuda a ser quem vende em meio a crise
Crise, você certamente tem escutado muito essa palavra nos últimos anos. Seja nos veículos de mídia, seja no boca a boca popular, já sabemos que todo mundo odeia esse monstro do Século XXI. Agora, em algum momento você não parou pra pensar que tem alguma coisa de errada que pode não estar certa!? Claro, longe de nós desmistificar a recessão, até porque seria burrice, pois ela existe e têm sinais evidentes. Porém, esse conteúdo serve como uma consultoria contábil para mostrar que justamente um serviço de consultoria contábil pode modificar esse cenários de forma especifica a sua empresa.
Não, a consultoria não é nenhuma padroeira ou mágica, apenas é estratégia e possui pessoas especializadas e que trabalham em prol a leitura do mercado e a adaptação de ações em determinadas empresas privadas. Hoje em dia todo mundo se forma em contabilidade (e não só em contabilidade) pelo Facebook. Claro que não somos nós que vamos cuspir regras e ir contra algo que é democrático e de direito, mas cabe a consultoria contábil alertar de forma profissional todas as ações que podem voltar em sucesso para a sua empresa se diferenciar em tempos de desespero econômico.
A Magazine Luiza anunciou que esse ano as expectativas de lucro estão mantidas. Já a Honda, ao lançar o novo HRV, viu uma lista de espera de quatro meses. Aí fazemos um paralelo de tudo o que ouvimos sobre crise e tudo mais que tem acometido o mercado e começamos a repensar esse monstro assombrado. Claro que não negaremos o inegável, que é o fato de que a crise existe, mas o que, então, Magazine Luiza e Honda fazem de diferente para ter resultados tão distintos do mercado? Claro que é o planejamento. E esse planejamento precisa do braço da consultoria contábil para criar as estratégias específicas que resultarão em sucesso para a empresa.
A consultoria contábil trabalha com ações de estudo de mercado, mostrando para empresa até onde e como ela pode chegar, e estipula a realidade da empresa, para que saibamos o que mais a define, ou não.
De modo geral, sobra para a empresa as opções de se lamentar ou partir para a ação. A consultoria contábil é justamente que prescreverá essas ações para que você saiba que a crise pode ser vencida e crie as principais estratégias que, colocadas em prática, farão muito bem à empresa.
Se você parar no tempo e manter os seus serviços os mesmos desde mil novecentos e minha vó, a ideia é que você venha perder clientes para aqueles concorrentes que mostram coisas novas, seja produtos ou ações que vão chamar mais atenção do que as suas.
Já diria Albert Einstein que “Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”. Movimentando a sua empresa, você automaticamente estará movimentando o mercado e contribuindo para que a maré de crise passe longe.
Lembre-se que, apesar dos pesares, você precisa do seu concorrente e o seu concorrente precisa de você para fazer o mercado girar. E a crise financeira afeta o mercado como um todo, por isso o trabalho da consultoria contábil está tão em voga, porque uma empresa que pensa diferente já desafoga o mercado e faz com que as outras se movimentem. Está aí as benesses do livre mercado.