O Modelo de Negócios é um instrumento que ajuda o empreendedor a começar bem o seu negócio. O objetivo é descrever todos os passos e elementos do seu empreendimento e usá-lo como uma espécie de cartilha. Nele deve conter: segmento, público-alvo, canais de distribuição, proposta de valor, relacionamento com clientes, recursos, parcerias e custos.
Ele pode ser feito em blocos, dessa forma, fica mais fácil visualizar todas as funções e isso ajuda o empreendedor na hora de avaliar todas as possibilidades a serem seguidas. O maior benefício do Modelo de Negócios é a praticidade na hora de entender todos os processos. Com papel e caneta já é possível iniciar um rascunho do que deseja colocar em prática.
Para que funcione perfeitamente, o empreendedor precisa entender que todos os blocos desenvolvem-se entre si e estão interligados, ou seja, um depende do outro para funcionar harmonicamente.Como fazer o Modelo de Negócios?
– Ideia de Negócios
Defina sua ideia de negócio e a coloque em um quadro para que o modelo se inicie a partir dela.
– Use lembretes
Não coloque as ideias diretamente no quadro, pois não poderá fazer ajustes. O ideal é utilizar post-its.
– Erros ocorrem e isso é normal
Erros irão acontecer em qualquer momento do projeto. Tenha em mente que você não deve desistir se isso ocorrer.- Não há problema se algum ponto ficar em branco
O empreendedor pode ter o tempo que quiser para preencher todos os blocos ou fazer alterações.
– Reflexões
Lembre-se que seu modelo de negócios serve com um ponto de reflexão, ou seja, constantemente você deve avaliar e pensar em mudanças caso algo não esteja funcionando.
– Faça testes
Use o quadro para registrar ideias e possivelmente aperfeiçoá-las. Mas antes de colocá-las em prática, lembre-se de fazer testes.Em resumo: o Modelo de Negócios é uma ferramenta que dá, ao empreendedor, a chance de elaborar estratégias inovadoras e aumentar o seu poder competitivo.