Conheça os dez mandamentos para a manutenção e expansão do seu negócio.

1. INOVAR EM PROCESSO E PRODUTO

É introduzir, constantemente, novidades que atraiam os clientes ou também desenvolver novos processos para garantir o bom atendimento e para reduzir custos na produção.

2. MONITORAR A CONCORRÊNCIA

É importante saber quem são os seus principais concorrentes, os preços praticados e suas estratégias, como promoções, novidades oferecidas aos clientes, planos de expansão etc. Navegar pelo site do concorrente e freqüentar como consumidor estabelecimentos similares são boas dicas.

3. INFORMATIZAR A GESTÃO DO NEGÓCIO

O mercado oferece uma série de softwares que auxiliam na contabilidade, controle de estoques, cadastro de clientes , contas a receber e a pagar etc . Essas ferramentas são muito úteis e garantem maior confiabilidade e rapidez na gestão. É importante escolher o software de acordo com as necessidades do seu negócio e a disponibilidade de seu investimento. Em alguns casos, o seu contador pode ajudar a escolher os softwares adequados à gestão do seu negócio. Uma dica é consultar outros empresários de seu relacionamento que já utilizam essas ferramentas.

4. MANTER PROGRAMAS DE TREINAMENTO E ATUALIZAÇÃO PARA A EQUIPE

Os funcionários devem estar alinhados com o que pensa o proprietário da empresa. De nada adianta o proprietário acreditar que o bom atendimento é fundamental, se não realiza treinamentos com seus funcionários para isso. A capacitação constante também é importante para manter a equipe focada e motivada.

5. BUSCAR A MELHORIA NO ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR E IMPLANTAR PROGRAMAS DE FIDELIZAÇÃO

A propaganda boca a boca sempre foi uma eficiente ferramenta de marketing. Um cliente bem atendido certamente volta e recomenda o serviço ou produto para os amigos. Você pode implementar açòes mais aprimoradas, como manter redes sociais para relacionamento com seu público, ou até mesmo praticar ações mais simples, como caixas de sugestão e cartões de fidelidade.

6. MANTER ESTOQUES MÍNIMOS NECESSÁRIOS E NEGOCIAR BONS PRAZOS E PREÇOS COM OS FORNECEDORES

É importante que o empresário esteja atento à quantidade de estoque necessária para sua operação. Excesso de estoques não são recomendados, pois isso tem um custo. Ao mesmo tempo, não há nada pior do que um cliente que pede um produto e você não tem mais para entregar. Fique atento ao movimento do seu negócio para ter noção exata do quanto você precisa comprar. É bom lembrar que os produtos mais caros devem ser estocados em menor quantidade que os demais, mas não podem faltar.

7. MONITORAR OPORTUNIDADES em São Luis

É importante manter a visão de mercado, acompanhar o que está acontecendo em torno de você e do seu negócio. É importante se manter sempre atualizado e adaptar seu negócio às tendências do mercado.

8. BUSCAR OPORTUNIDADES DE PARTICIPAR DE LICITAÇÕES DO GOVERNO E COMPRAS GOVERNAMENTAIS EM GERAL

Em 2006, foi aprovada a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que prevê benefícios para os pequenos negócios nas compras de governo. Uma boa dica é checar os editais de compras das prefeituras e secretarias do seu Estado ou entrar em contato com as comissões de licitação desses órgãos. O governo é o maior comprador do Brasil!

9. BUSCAR INSERÇÃO NAS CADEIAS DE FORNECIMENTO DAS GRANDES EMPRESAS

Uma boa alternativa para as pequenas empresas é firmar parceria com uma outra empresa de porte um pouco maior que já seja fornecedora de uma grande corporação, para que possa participar de alguma etapa do fornecimento.

10. MANTER A ATRATIVIDADE DO AMBIENTE DO NEGÓCIO

O ambiente é o cartão de visitas de um negócio. É importante ficar atento à limpeza, organização e higiene, cuidar da pintura e das condições do mobiliário, por exemplo. Um ambiente confortável e seguro também garante o bem-estar, a segurança e uma maior produtividade dos funcionários.

Fonte: http://empreendedor.com.br

Razão Empresarial

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