Ser dono do próprio negócio é o sonho de muita gente, principalmente os brasileiros, que vêem a crise como um impulsionador para se arriscar e empreender. Tem sido recorrente a procura de informações sobre o assunto.

O que deve estar muito claro é que, apenas a vontade de se tornar um empresário não é o suficiente para garantir o sucesso. O que vai colaborar com isso é o planejamento, que vai evitar que o futuro empresário cometa erros no caminho. Muitas empresas fecham as portas precocemente por não planejar suas ações.

Muitos se preguntam o que fazer para evitar a falência precoce e o que podemos adiantar é que o primeiro passo é a criação de um Plano de Negócios. Mas o que é isso?
O Plano de Negócios é um documento onde consta os seus objetivos com o negócio e quais passos devem ser seguidos para alcançá-los.
Com o documento em mãos, o empreendedor vai ter uma visão mais ampla do mercado escolhido e obter mais detalhes sobre o setor. Além disso, vai ter uma ideia do quanto é viável a abertura de sua empresa no ramo escolhido.

Como criar o Plano de Negócios

O ponto inicial é definir quais tipos de serviços e/ou produtos serão oferecidos e fazer uma ampla pesquisa sobre os mesmos. Em seguida, deve definir qual o público-alvo e quanto tempo será necessário para obter de volta o dinheiro investido.

Defina também qual o enquadramento tributário e o capital social para inicio do negócio. Neste capital é interessante acrescentar um investimento para o marketing que será de total importância, principalmente nos primeiros meses.

Tão ou mais importante que os passos anteriores é a análise financeira. Deve ser computado todos os gastos e investimentos fixos e variáveis, além de estimar capital de giro e faturamento mensal da empresa. Nestes investimentos devem estar inclusos os custos de materiais e matérias-primas.

Ao final do Plano de Negócios é recomendável que o empreendedor faça simulações de valores com relação as vendas, que devem ser pessimistas e otimistas. É uma maneira de tentar de precaver no caso de uma situação desfavorável e já pensar em ações que solucionem os problemas.

Mesmo após a abertura da empresa, o empreendedor deve sempre manter o planejamento durante sua gestão. O ideal é que, periodicamente, revise o Plano de Negócios para ter uma visão de como anda a saúde financeira do negócio. Essa é uma maneira de evitar transtornos e garantir uma administração sem sustos.