Infelizmente, hoje vivemos uma situação de vacas magras. Porém, vale a pena lembrar que crises vêm e vão, mas seu
negócio precisa continuar, independente do momento atual.
Por isso, separamos alguns itens essenciais para se ter em mente na hora de separar os homens dos meninos em momentos turbulentos como o que estamos vivendo.
Relacionamento com o cliente é um diferencial maior do que nunca
Em momentos apertados, é normal que os clientes revisem seus custos e cortem os que acharem que não são tão importantes assim.
Nessa hora, um bom relacionamento pode fazer a diferença tanto para reforçar a sua proposta de valor e mostrar o porquê do seu produto/serviço ser essencial, quanto para negociar opções caso realmente a situação esteja apertada para o seu cliente.
Nessa linha, vale a pena ressaltar que relacionamento não significa apenas empresas de serviços presenciais. Varejos e empresas na internet também pode manter um bom relacionamento com seus clientes através de estratégias de fidelização e bom atendimento.
Facilite a forma de pagamento
Indo mais a fundo na negociação com o cliente, é importante lembrar que uma opção viável é facilitar a forma de pagamento, seja através de parcelamentos ou adiamento do pagamento.
Por mais que eu seja extremamente a favor de que você receba sempre o quanto antes para ter liquidez (dinheiro na mão para fazer investimentos), é melhor perder um pouco no fluxo de caixa do que aumentar o risco de perder o cliente para sempre por causa de uma situação momentânea.
Controle próximo do seu fluxo de caixa
Como falamos no item anterior, a possível perda de clientes e renegociação dos pagamentos a receber faz com que sua necessidade de controle sobre o fluxo de caixa seja ainda mais importante.
Saber exatamente quanto você tem na mão, quanto está para entrar e não gastar dinheiro que não tem é mais do que uma recomendação, é praticamente um lema para quem quer sobreviver a essa situação.
Caso você não domine as técnicas de gestão financeira, se aproximar do seu contador ou outros empresários mais experientes é uma ótima opção para se fortalecer nessa área.
Planeje-se para quando a poeira baixar
Chegando aquele momento em que você vê a luz do fim do túnel, é a hora de se preparar para dar pulos ainda maiores na hora que a situação estiver mais tranquila.
Em termos práticos, isso significa saber muito bem onde você deve investir para continuar crescendo.
Momentos de crise fazem com que você separe o joio do trigo nos seus produtos, sua forma de vender e nos canais de aquisição de clientes. Essa reflexão forçada tem um lado bom, aumenta sua experiência e conhecimento sobre o negócio.
Para ir ainda mais longe, é essencial aplicar esse conhecimento e aprendizados no momento em que a crise começar a se afastar.
Clichê, mas verdadeiro: Crise traz muitas oportunidades
Existem diversos ditados populares referentes ao tema, como “Ou você reclama da tempestade ou vende guarda chuvas”, “Existem 2 tipos de pessoas, as que choram e as que vendem lenço”, e por aí vai.
Mas o ponto principal é: qualquer momento mais complicado te força a parar um pouquinho e analisar o que é realmente relevante pra você. Desde reavaliar o peso que você dá para um determinado produto/serviço no portfólio, até pessoas que perdem seus empregos, decidem empreender e começam a realizar seus sonhos através disso.
A moral principal da história é: o que não está sob seu controle, não adianta se preocupar. O que está sob seu controle, ao invés de se preocupar, aja em cima disso!
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Em termos práticos, a Fórmula de Lançamento é um treinamento de alta performance para quem deseja construir negócios digitais absolutamente do zero.
O Erico Rocha, empreendedor que trouxe a Fórmula de Lançamento para o Brasil, é CEO de 3 startups brasileiras e decidiu compartilhar as técnicas de sucesso que já foram aplicadas por 463 empreendedores brasileiros. Vale muito a pena dar uma conferida.
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