O mundo mudou, pessoas não estão na rua, não vão mais almoçar ou jantar em restaurantes, os shoppings e as praças de alimentação estão fechados. Sendo assim, os hábitos não são mais os mesmos e o delivery é a melhor oportunidade para a sobrevivência dos restaurantes.
Neste cenário, como os restaurantes podem reinventar e operar somente no delivery? Como capturar demanda e mudar toda a operação em tempo recorde? É possível sobreviver em um mundo diferente e completamente novo? Não existe resposta correta, mas te garantimos que é possível. Confira as dicas dos nossos mentores a seguir.
Foco para navegar pelo seu GPS e não pela maré
Dessa forma, para navegar na crise, é preciso ter em mente três pilares:
- Pessoas: acima de tudo, você precisa saber como preservar os colaboradores e clientes;
- Caixa: como proteger o capital, a sobrevivência do negócio e se preparar para a retomada;
- Operação: como transformar um restaurante em delivery, já que é a melhor opção para deixar a chama acesa.
Como mudar a operação para o delivery durante a crise
Primeiramente, olhe para dentro: entenda como está seu negócio, quantos meses de caixa o restaurante tem, como estão os pagamentos e como é possível economizar e reduzir as despesas. Para isso, converse com seus funcionários e fornecedores abertamente e tente renegociar os pagamentos para que seu fornecedor também não quebre.
É preciso começar testando: venda somente por um canal nos primeiros dias, seja telefone ou uma plataforma online e saiba aprender rápido, avalie diariamente se está dando certo e se chegou a hora de alçar novos voos.
Existem diversas possibilidades para fazer delivery:
- Telefone: divulgue um canal de telefone específico para o delivery – mas, cuidado para não sobrecarregar a linha e cair no ocupado; ou ficar muito tempo sem atender.
- Whatsapp: o aplicativo possui diversas funcionalidades que ajudam na divulgação, seja via lista de transmissão ou ativação individual da lista de contatos. A saber, o ideal é criar um relacionamento para que o cliente salve seu número, facilitando o próximo pedido.
- Plataformas: neste momento, não precisa ser exclusivo somente de uma plataforma, você pode ser parceiro estratégico de todas, seja iFood, Rappi, UberEats ou qualquer outra que faça sentido para o seu negócio.
Operar via delivery não é somente ter um canal de contato, se conectar com uma rede de entregadores ou se cadastrar na plataforma. É preciso fazer ajustes no cardápio, considerando o tempo de deslocamento, entender a melhor embalagem e o tamanho das porções. Dessa forma, não esqueça que, na plataforma, os preços podem ser mais caros para compensar os novos custos.
Tenha sempre em mente que as coisas podem dar errado. E, quando isso acontecer, assuma o erro e peça desculpas, seja pessoalmente ou publicamente em seus canais digitais.
Quanto mais eficiente você for, mais rápido o cliente volta.
Marketing em tempos de delivery
A principal estratégia de marketing é como você se posiciona nas plataformas e quais promoções pode fazer. As redes sociais são muito úteis neste momento, elas conseguem promover restaurantes que operam tanto em plataformas quanto via telefone ou whatsapp.
Para se destacar nas plataformas, é preciso fazer promoções. Por isso, utilize os cupons, entenda quais são melhores para o seu ticket médio. Aproveite também os descontos de primeira compra para oferecer uma boa experiência para seu cliente.
Giveback
Agora, as pessoas estão consumindo de negócios que pensam no coletivo e se preocupam com a saúde e bem estar dos seus clientes, fornecedores e colaboradores. Por isso, tenha o giveback sempre como foco. Não deixe comida sobrando no estoque, procure ONGs e hospitais para fazer doações.
Tenha total transparência em sua operação e mostre como os processos são feitos. Milhares de pessoas estão indo trabalhar para que milhões fiquem em casa. E os restaurantes fazem parte dessa cadeia, levando comida para quem está de quarentena. Portanto, tranquilize-os com suas medidas de segurança.
Lições aprendidas
É preciso se dar o direito de repensar a estratégia sempre, seja uma vez por semana ou no começo de cada mês. Sendo assim, seja você dono de um restaurante ou de um grupo, faça reuniões diárias com o time para avaliar como foi o dia anterior e levantar as lições aprendidas.
Ademais, se você possui franquias, converse com seus franqueados diariamente, entenda o que está dando certo para cada um, escute suas dores e dificuldades. E, também, conte boas histórias e engajá-los com positividade.
Além disso, seja claro com seus fornecedores e busque chegar em um valor bom para que você consiga fazer promoções mais agressivas.
O seu foco deve ser girar estoque e gerar dinheiro para pagar os funcionários e fornecedores.
Tenha sempre em mente que você irá aprender algo novo todos os dias. Esse período vai ser uma escola de como ser mais eficiente e se adaptar às mudanças. Portanto, leve os aprendizados para o futuro do seu negócio, incorpore o delivery na sua operação e potencialize o seu restaurante.
Fonte: https://endeavor.org.br/