Em cinco passos, a importância da assessoria contábil na saúde vital da empresa e como ela pode te ajudar a captar novos clientes

Entre 2014 e 2017, o número de micro e pequenos empresários deu um grande salto no Brasil, segundo o SEBRAE o boom foi de 26 milhões novos CNPjs nos últimos três anos, com esse número ultrapassando a marca de 45 milhões no total brasileiro no final de 2017.

Entretanto, entre criar e permanecer no mercado existe uma linha tênue chamada assessoria contábil. Responsável por nortear as ações empresariais por meio de dados estratégicos e previsões de ações, a assessoria contábil é a prova de que já foi o tempo que o serviço de contabilidade de uma empresa serviu apenas para balanços e coisas do tipo. Hoje, a contabilidade tem fator fundamental em meio aos segmentos empresariais.

Primeiros passos

A contabilidade não pode tirar os olhos da empresa, pois, como uma criança, uma queda pode gerar danos irreversíveis, inclusive fatais. Nessa primeira etapa, a assessoria contábil traçará o modelo da sua empresa, concorrência, público-alvo, momento de mercado etc. Com isso, vocês, em conjunto, construirão uma estratégia para que se levante uma marca forte e que se torne referência no mercado.

É nos primeiros passos, também, que se traça uma construção de futuro à marca, como as estratégias em pequeno, médio e grande porte, responsáveis a prescrever onde a empresa está, por onde vai passar e, também, aonde quer chegar.

Para ser bem-sucedido neste posto, é necessário que você se comunique sem deixar brechas com o seu cliente. Um produto qualificado e uma comunicação assertiva, têm tudo para fazer com que as marcas em questão se torne referência em sua segmentação.

Olho na concorrência

Para que a assessoria contábil olhe para você, ela precisará indubitavelmente olhar para a sua concorrência. É por meio dela que você conseguirá adaptar linguagem, conhecer o público-alvo e ter acesso a estratégias que darão certo, ou não.

Ao olhar para a concorrência, a assessoria contábil lhe dará os subsídios do existente para que você construa o fato novo que chamará a atenção da sua empresa em detrimento dos seus concorrentes.

Empatia é fundamental

Para que você venha ter sucesso em seu segmento, precisará, muitas vezes, se colocar no lugar do seu cliente. Entretanto, é importante, também que o seu cliente coloque-se no seu lugar muitas vezes. Gerar essa empatia é um dos fatores que fidelizará o seu cliente a sua empresa.

E esse processo pode ser transcrito pelo projeto de assessoria contábil, por meio de uma análise crítica sobre as benesses da empresa, bem como os diferenciais. Esses fatores serão convertidos em gatilhos emocionais para que clientes sejam fisgados à sua empresa por meio da empatia.

Seja realista

A linha tênue entre o otimismo e pessimismo está no equilíbrio de realismo. Da mesma forma que o pessimismo gera uma áurea negativa ao negócio, o otimismo em excesso pode fazer com que você dê passos maiores que a perna.

A assessoria contábil formatará estudos periódicos para que você saiba onde está o limite da sua empresa e até onde pode chegar.

Empresas no início de seu projeto de empreendimento são aconselhadas em buscar o máximo de clientes possíveis, para criar o seu portfólio visando experiência quantitativa. Na contramão disso, o realismo leva a empresa buscar um público qualitativo, embora seja nova no mercado. Uma empresa que busca ter essa filosofia, entende que fazer muito bem seu serviço a um determinado cliente pode posicionar a sua empresa como referência do mercado melhor do que buscar vários clientes e não atender da melhor forma possíveis os seus desejos e necessidades.

Confiança

A assessoria contábil lhe dará a segurança dos fatos em sua mão, para que você venha entrar no jogo empresarial confiante que vai ganhar. Essa confiança é muito importante para que todos ao seu redor trabalhe sempre motivado.