O primeiro passo para abrir uma empresa na área de Construção Civil é entender como anda o mercado. Você precisa saber como estão as empresas similares à sua e também qual é o seu público-alvo.
Outro ponto é descobrir se realmente é algo que seja viável na sua região, pois de nada adianta efetuar todo o processo senão tiver uma base sólida do que fazer. Por isso, faça muita pesquisa e entenda onde as empresas de construção civil estão localizadas. Lembre-se que nem toda empresa começa com nome sólido no mercado, pois a reputação é algo que se consolida com o tempo e conforme os serviços prestados.
Escolha a sua marca
O primeiro passo é fazer a escolha de uma marca que gere identificação do seu público-alvo e que, principalmente, remeta ao mercado que você quer atingir. De nada adianta escolher um nome que nada tenha a ver com seu nicho de mercado e com a imagem que você quer passar para as pessoas.
Se for possível, faça contato com uma agência que tenha como especialidade o design voltado para o marketing, pois assim ficará mais fácil definir quais as cores e formas ideais para sua identidade visual.
Planejamento
Crie um plano de negócios que vai servir como um guia durante a criação da sua empresa. Isso vai te ajudar a saber exatamente em quais pontos deve investir mais e quais gastos são considerados desnecessários. Faça uma planilha onde colocará seus gastos fixos e os variáveis também.
Documentos necessários
Para abrir uma empresa no ramo de Construção Civil é necessário ter um registro no CREA. Além disso é preciso providenciar os seguintes documentos:
- CNPJ;
- Contrato Social;
- Inscrição Estadual e/ou Municipal;
- Cadastro na Previdência Social;
- Alvará de funcionamento.
Para a parte burocrática o ideal é que você solicite ajuda a um escritório de contabilidade que poderá te dar todo apoio necessário para que você abra sua empresa sem grandes dificuldades.