Antes de qualquer coisa, fique ciente que todo o processo de abertura e formalização do Microempreendedor Individual, não desprende custos ao empreendedor que interessar. O processo é gratuito e pode ser feito virtualmente, no Portal do Empreendedor.

Porém, é natural que no processo você venha necessitar de uma consultoria contábil para manter em ordem todas as suas finanças e processos burocráticos. Por isso, neste artigo vamos fornecer uma primeira consultoria contábil no que se diz a respeito da abertura e formalização do MEI para que você venha desempenhar o seu serviço de forma autônoma.

A abertura, bem como a formalização e a declaração no primeiro ano pode ser feia também gratuitamente por meio de serviços contábeis, por meio do Simples Nacional.

O MEI não precisa obrigatoriamente ter um contador, mas o indicado é que você tenha um de suporte para a apresentação de documentação e cuidado financeiro. Antes de definir uma contabilidade para cuidar do seu CNPJ, busque algumas consultoria contábeis e veja se essas contabilidades podem ajudar em seu processo.

Para começar:

Pesquise. Entre no Portal do Empreendedor e procure saber, primeiramente, as atividades que o MEI permite que você venha a desempenhar de forma autônoma. Também observe as condições regionais locais para desempenhar determinado serviço como microempreendedor individual. Também faça um balanço de prognóstico que pode ser pré-definido numa consultoria contábil. O lucro líquido da empresa não pode superar 60 mil reais e ao formalizar a sua empresa num sistema de microempreendedor individual, você precisa compreender que terá um limite para receber por seus serviços, este, atualmente, de 60 mil reais.

Em seguida:

Entre no Portal do Empreendedor, portaldoempreendedor.me, e preencha o formulário inicial de cadastro. Caso você tenha alguma dificuldade no processo de preenchimento de cadastramento ou você siga tendo dúvidas nesse processo inicial, entre em contato com o SEBRAE.

O Microempreendedorismo Individual veio para auxiliar os pequenos empresários a conseguirem se formalizar de maneira menos burocrática. Em poucos passos é possível ter seu CNPJ e aproveitar os benefícios que o acompanham.