Sete passos para saber gerir as possíveis reclamações dos seus clientes a partir do momento que vocês abrir a sua empresa em São Luis
Se tem algo que é muito prejudicial ao abrir sua empresa em São Luis são as reclamações. Ao se expor publicamente, dificilmente você conseguirá fugir delas. Por outro lado, é muito importante que ao abrir a sua empresa em São Luis você as evite. Tão importante quando captar cliente é mantê-los fieis a sua empresa, por isso, por mais que os feedbacks sejam muito importantes para forjar o caráter da sua empresa, é fundamental que você faça de tudo para estar o mais próximo da perfeição no início do seu posicionamento comercial.
Pensando nessa crise de identidade ao abrir a sua empresa em São Luis, vamos listar o que você, como empresário, precisa para evitar tais críticas.
1. Feedback são importantes, mas os evite
Convenhamos que, ao abrir a sua empresa em São Luis, os feedbacks são importantes para que você tateie a segmentação do mercado. Entretanto, no mundo de subsistência, lidar com as críticas logo de cara pode dizer muito sobre o futuro da sua empresa.
Garanta a sua clientela para que, assim, você possa ter experiências de retorno. Agora, se não der, realmente, para evitar, valorize essas críticas e, também, quem faz as críticas.
2. Valorize as pesquisas de satisfação
Clientes insatisfeitos não costumam dar recado. O seu recado é expresso na evasão, o que é preocupante já que, ao abrir a sua empresa em São Luis, uma palavra de ordem é retenção. Apenas 4% dos clientes reclamam de algo que não gostou, e o fato dele reclamar condiz com o fato dele, mesmo que introspectivamente, ainda confiar no seu estabelecimento. Quando o seu cliente reclama de algo que o desagradou, significa que você tem a sua segunda chance para provar que aquele descuido foi fortuito e não faz parte do caráter da sua empresa.
Mas, para que se tenha acesso a opinião dos demais clientes e estar sempre adaptando melhorias ao processo de produção, entrega e atendimento, ao abrir a sua empresa em São Luis, as pesquisas de satisfação é fator extremamente importante para o sucesso do empreendimento.
Para que você venha atrair o seu cliente a preencher essa pesquisa sem ser enfadonho ou invasivo, você pode promover pequenos benefícios para que ele venha ser levado a cooperar com o processo.
3. Saiba se comunicar
Ao abrir a sua empresa em São Luis, você precisa saber se comunicar com o seu cliente. Para isso, é fundamental que você tenha um canal de comunicação eficiente. Qualquer ruído de comunicação pode colocar muita coisa a perder em seu projeto empresarial, então, atente-se a esse fator. Gerar empatia é fundamental quando falamos em promoção de produto ou serviço.
4. Busque soluções
Antes que alguns problemas chega a você, é importante que você tenha o suporte de uma equipe de solucionadores de problemas, aqueles que chamam a responsabilidade para si e encaram qualquer B.O. Ao abrir a sua empresa em São Luis, você precisará ter uma linha de frente forte, já que, como empresário, você terá mil e umas situações diferentes para resolver por dia. Até mesmo para dinamizar o processo do seu cliente, é importante que a solução dos problemas dele não fiquem pulando de mão em mão ou de setor em setor. Rapidez é sinônimo de satisfação para o seu cliente e você precisará prezar por ela.
5. Mas soluções consistentes
Embora a rapidez seja fundamental para o seu cliente, não adianta nada uma resolução rápida, mas “nas coxas”. Ao abrir sua empresa em São Luis, você precisará deixar claro os benefícios e as soluções consistentes que o seu produto ou serviço trará a ele.
Tenhas boas cartas na manga, não para que você tenha razão no “embate” com o seu cliente, mas, sim, para que ele venha entender que a sua empresa pensa nele a ponto de ter um “Plano B”, antevendo uma possível falha – afinal, somos humanos.
6. Resolva o problema da empresa
O problema do cliente pode ser facilmente resolvido quando ele muda de empresa. Agora, ao lidar com a crítica de um cliente, quem passa a ter um problema real é você. Ao abrir a sua empresa em São Luis, evite, ou melhor, nem ouse a falar para o cliente que você está resolvendo o problema dele, mas, sim, se desculpe e resolva internamente o que está atrapalhando o crescimento da empresa.
7. Atente-se ao desempenho
Crie métricas de crescimento ao abrir a sua empresa em São Luis. Ela irá indicar o desempenho do seu empreendimento, através de gestão de críticas e resultados. Muitos fatores podem cooperar ou atrapalhar o desempenho de uma empresa, e ter uma boa gestão de desempenho é fundamental para se ter ideia de quanto o serviço está bom e o quanto a empresa precisa melhorar.