Alcançar o sucesso empreendendo no ramo de alimentação é o sonho de muita gente. Para conseguir isso é preciso muito mais do que simplesmente abrir o negócio. É necessário que o empreendedor tenha visão de ações estratégicas como entendimento financeiro e de marketing, por exemplo.

Caso você esteja interessado em empreender neste ramo, mas ainda se encontra perdido, confira esse post e absorva as nossas dicas.

Existem algumas áreas específicas no ramo alimentício, que vão além de restaurantes de comida caseira ou barracas de pasteis, como vemos muito em muitos lugares. Existem empreendimentos de alimentação que sempre estarão em alta devido ao apelo popular, mas serviços que apostam num ramo específico e tem tido muito sucesso atualmente. Vamos especificar alguns, a seguir.

Não importa o que aconteça, as comidas prontas sempre estarão presentes no mercado alimentício , devido a nossa tradição do “arroz e feijão”. Entretanto, o empreendedor no ramo de restaurantes precisa ter muita atenção quanto o tipo de público que diverge entre o estabelecimento entre segunda a sexta e sábado e domingo. Nos dias letivos, trabalhadores em seu horário de almoço são muito frequentes e restaurantes procurando um lugar com alimento de qualidade e preço acessível. Já nos finais de semana, turistas e até mesmos munícipes à procura de uma opção mais requintada para um momento de lazer, tendem a querer algo diferente, mesmo que pague mais caro.

Existem vários gêneros diferentes de restaurantes.

Restaurantes à Quilo

Quem frequenta os restaurantes selfies services, precisam ter uma boa variedade misturas e complementos. Devem ficar livre para que o cliente consuma o que e quanto desejar. Por outro lado, ele pagará mediante ao seu consumo.

Geralmente, a comida é feita no dia, mas em grande quantidade, por isso, por mais que o preparo seja fresco é usado de forma relevante alimentos industrializados.

PFs

Os pratos feitos são consumidos com a comida já inserida e com preço afixado. Fica do encargo do restaurante criar opções de valores adicionais por adição de alimento ou aos chamados “repetecos”. Combo com bebidas também é uma boa opção.

Muitas pessoas optam pelos PFs devido ao seu preparo, caseiro. Para isso, o destaque para um tempero especial ou um segredo de quem prepara para instigar o valor ao sabor da comida faz com que gere apelo emocional ao cliente que é remetido ao sabor da infância, da comida da avó e de boas lembranças, por exemplo.

Quentinhas

Também são chamadas em diversos lugares de marmita.  Nesse tipo de negócio, tão importante do que o preparo e a qualidade do alimento é a praticidade e a rapidez na entrega ao cliente.

Muitas opções de cardápio não é o ideal pra esse ramo, a agilidade entre a escolha do alimento pelo cliente, o seu preparo e entrega é fundamental para a fidelização.

Um sistema de entrega eficiente é outro ponto fundamental do negócio.

Fast Foods

Quem frequenta esse tipo de local, não se preocupa muito com a questão calórica dos alimentos, mas sim, com a praticidade e com o sabor. Por isso, hamburguerias, pastelarias e vendas de cachorro quente são os produtos mais encontrados nesse tipo de empreendimento.

Ultimamente, a produção artesanal tem crescido muito nesse meio, principalmente nas hamburguerias.

Os combos são os grandes filões de venda nesse serviço onde além do lanche, por exemplo, o cliente pode consumir refrigerante e batata-frita num valo único ou por um adicional raso.

Produtos Naturais e Saudáveis

Diferentemente dos fast foods, quem frequenta esse tipo de estabelecimento alimentício, se preocupa com a saúde.

Pode-se, nesse caso, variar em produtos naturais como saladas, sanduíches, comidas integrais e diets, e os produtos de suplementação para a galera que na maioria dos casos praticam academia e querem ganhar massa muscular, consumindo em meio aos seus produtos valores nutritivos como proteínas e carboidratos.

Informação é a chave para o sucesso no seu negócio, não importa qual ele seja. No caso da alimentação, o primeiro passo é descobrir quais desses sub nichos mais te agradam e a partir daí buscar conhecimento para levar o negócio adiante.