Para que você possa abrir a sua empresa, precisa entender a necessidade de saber empreender; Aprenda neste artigo todos os passos do empreendedorismo
Abrir uma empresa sempre é um desafio e uma tarefa bastante difícil e, em tese, o fato de abrir uma empresa passa diretamente por empreender. Para o economista austríaco Joseph A. Schumpeter na sua obra “Capitalismo, socialismo e democracia”, já podemos entender a importância no fato de abrir uma empresa no conceito de empreendedorismo, já que abrir uma empresa é criar algo novo, empreender, e empreender é dar um passo rumo ao novo em detrimento do antigo, ou seja, se atualizar. Quando Jospeh fala sobre o processo de destruição crítica, ele, em síntese, está expressando exatamente a opinião acima citada. E, olha, o livro Capitalismo, socialismo e democracia” foi lançado apenas em 1942.
Então, a base da resposta da pergunta do título está na própria pergunta, já que ao abrir a sua empresa você automaticamente já começa a empreender. Mas se engana quem acha que para por aí, o fato de abrir um empresa é apenas o início para que você venha a ser um empreendedor. Para isso, tudo começa em ser um visionário, e ser um visionário não significa ter uma ideia mirabolante, mas, sim, enxergar oportunidades. Se você, ao abrir a sua empresa, a enxergou como uma oportunidade, seja de gerar uma ação (de produto ou serviço), agregar valor a sua marca ou até mesmo de simplesmente ganhar dinheiro, você já é um visionário, mas ainda não é um empreendedor, embora tenha dado o primeiro passo para ser.
Empreender vai além de querer, pensar ou planejar abrir uma empresa, mas, sim, colocar em prática. Segundo o professor canadense Louis Jacques Filion, “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”. Se o passo de imaginar foi dado, significa que o primeiro passo foi dado, e esse certamente é o passo mais fácil na prática, se compararmos com os demais, mas o mais difícil na teoria, pois é o primeiro passo a ser dado.
Já se nasce empreendedor?
Empreender não é algo genético. Então, não, não se nasce um empreendedor. Apesar do empreendedor ser um ser social, e da sua percepção individual e a sua forma de enxergar as coisas interferirem diretamente em suas ações, não é uma carga genética que vai dizer se ele tem ou não o tino de empreender, mas, sim, as suas posturas práticas.
As ações desenvolvidas por alguém para se tornar um empreendedor passam pelo trabalho e pela inteligência econômica e estratégica em desenvolver um projeto de negócio para abrir a sua empresa.
Como diz a professora Maria Inês Felipe: “a profissão empreendedor não é fruto do nascimento ou de herança genética, mas resultado de trabalho, talento e reserva econômica. É própria de uma sociedade capitalista liberal e de sua ideologia de sucesso individual”.
O que leva alguém a abrir uma empresa?
Na maioria das vezes é a “ambição” e a independência, mas cabe uma explicação às aspas na ambição, pois aqui tratamos ambição no bom sentido da palavra, aquela que nos gera a motivação de buscar um lugar melhor do que estamos atualmente. Dito isto, vale ressaltar que por mais que a ambição e o senso de independência seja os principais motivos para se abrir uma empresa, existem muitos outros motivos comuns, como: a insubordinação e alguns motivos alheios a vontade pessoal, como o desemprego, por exemplo.
Mas para pensar no sucesso da empresa, vale refletir muito na motivação da sua abertura, se ela possui um ideal maior do que o ideal pessoal ou apenas é um mecanismo para que você se livre de determinado problema, seja ele qual for.
Pessoas que buscam fazer do seu empreendimento um modo de conforto pessoal, está indo para o caminho errado e desconhece o conceito de abrir a sua empresa, já quem o chefe é o único na empresa a não ter teto de vidro, além dele ser o primeiro a entrar e último a sair para dar exemplo e mecanizar os resultados da empresa.
Isso é empreender, se doar ao negócio como um projeto que confunde-se por si só com a vida do próprio empreendedor.
Quem abre empresa tem um perfil
E esse perfil, segundo Vera Pati, autora do livro “O empreendedor: descoberta e desenvolvimento do potencial empresarial” é: ser motivado pelo desejo de realizar; corre riscos viáveis, possíveis; ter capacidade de análise; precisar de liberdade para agir e para definir suas metas e os caminhos para atingi-las; saber onde quer chegar; confiar em si mesmo; não depender dos outros para agir; porém, sabe agir em conjunto; ser tenaz, firme e resistente ao enfrentar dificuldades; ser otimista, sem perder o contato com a realidade.