Confiar na liderança significa dizer que o grau de satisfação que os colaboradores de uma empresa esta relacionada à confiança depositada pelo seu líder. Podemos avaliar que esta satisfação esta atribuída ao poder formal que os líderes dispõem e que lhes permite atuar, por exemplo, sobre avaliações de performances dos colaboradores, orientações sobre responsabilidades no trabalho, treinamento, entre outros aspectos.

Um aspecto bastante importante é que líderes com características de carisma e de transformação são capazes de construir relacionamentos de confiança com seus seguidores, ainda que a percepção desse atributo pelos colaboradores em suas lideranças possa ser importante para efetividade dos líderes. Diante desta situação, podemos classificar a confiança na liderança em duas perspectivas:

Baseada no relacionamento – é aquela em que lideres e liderados trabalham em bases de confiança, boa vontade e percepção de obrigações mútuas em relacionamentos de alta qualidade caracterizados por atenção e consideração.

Baseada em caráter ou em características – é aquela que implica que os liderados realizam atividades sobre as características dos líderes, como integridade, confiabilidade, justiça e habilidade, as quais influenciam seu comportamento e outras atitudes no trabalho.

Percebemos através das duas perspectivas mencionadas que a confiança é considerada como uma crença ou percepção do seguidor, e não como uma propriedade da relação ou do líder por si.

No que diz respeito a atitudes e intenções, a confiança na liderança pode ser associada com resultados de altos níveis de comprometimento com a organização. O líder tem entre suas responsabilidades, varias obrigações que influenciam os graus de satisfação no trabalho, como avaliação de desempenho, treinamento, orientação e assistência em relação às atribuições.

A confiança pode afetar ainda duas outras variáveis importantes para efetividade da liderança: o comprometimento com as decisões ou as metas colocadas pelo líder e a crença na verdade das informações por ele prestadas.

As características relevantes para a percepção do líder digno de confiança é integridade, justiça, honestidade e competência. Diante desta situação identificamos as fontes da confiança do líder que estas são analisadas através de três categorias como:

Ações e práticas do líder – os liderados adquirem confiança analisando o comportamento e as práticas do líder, através das perspectivas baseadas no relacionamento e no caráter ou características.

Atributos do seguidor – os liderados demonstram grandes variações em termos de extensão em que acreditam nos outros, de maneira geral, ou seja, estão propensos a influenciar a forma de perceber o outro, assim como também a subseqüente relação que se estabelece.

Atributos de relacionamento – os liderados são influenciados pela confiança do líder por sua extensão no tempo, quando uma maior familiaridade e condição de previsibilidade podem contribuir para estabelecer um bom relacionamento.

Entretanto, percebemos que os liderados podem perceber algumas ações do líder como decorrentes de suas características pessoais e intenções e outras ações como reflexo do tipo de relacionamento que tem com o líder.

 

Fonte: https://administradores.com.br/