Na teoria, aumentar a lucratividade da empresa pode garantir mais dinheiro disponível para usar em investimentos ou mesmo para dividir entre os responsáveis pelo negócio, certo? Na prática, entretanto, essa não é uma tarefa assim tão simples fácil. Afinal de contas, envolve tanto a relação com os consumidores como com a atuação na gestão empresarial. O que podemos adiantar é que entender melhor esse mecanismo faz toda a diferença! Por isso, acompanhe a seguir nossas 7 dicas que certamente vão ajudá-lo a elevar a lucratividade da empresa! Vamos lá?
Foque no que é importante
Já notou como muitas empresas operam oferecendo serviços excessivos ou processos que nem sempre estão ligados à sua atividade principal? Culpa da falta de foco. Da mesma forma, a avaliação excessiva do que a concorrência anda fazendo desvia a atenção do que realmente importa para o negócio. Culpa também da falta de foco. Em ambos os casos (e em tantos outros), o que verdadeiramente precisa ser feito pela empresa acaba sendo deixado em segundo plano. E a lição que pode ser tirada daí é simples: a gestão precisa manter o direcionamento, mesmo que para isso seja necessário fazer mudanças.
A Nokia é um exemplo de empresa que vendia muitos celulares e acabou se tornando ultrapassada com o crescimento de outras concorrentes do segmento, como a Samsung e a Apple. Posteriormente a essa perda de mercado, a empresa vendeu sua fatia relativa a celulares para a Microsoft. Com isso obteve, no último trimestre de 2015, um aumento de 54% nos lucros em relação ao mesmo período de 2014.
Estimule a liderança
Uma boa forma de aumentar a lucratividade consiste em estimular os gestores das equipes e a liderança global. Isso significa garantir que os times trabalhem de maneira integrada e sintonizada para que a empresa cresça e consiga se sobressair cada vez mais.
A Danone, uma das maiores empresas do mundo, começou a desenvolver, em 2008, um programa interno de liderança com o objetivo de capacitar funcionários para que pudessem assumir posições mais altas. A partir de 2016, a empresa espera construir seu caminho rumo a um aumento de receita de 5% até 2020, além de um crescimento na margem de lucro na faixa dos 2%.
Aposte em inovação
A inovação é outro caminho para aumentar os ganhos do seu negócio. Quando você investe em produtos e serviços novos ou que saem do óbvio, as pessoas tendem a enxergar maior valor agregado. Com isso, ficam mais dispostas a consumir. Além do mais, a melhor percepção do produto permite implementar um aumento de preço, consequentemente aumentando a lucratividade.
Além de ser a segunda maior empresa do mundo, a Apple é um exemplos e tanto de sucesso no ramo tecnológico. Ao lançar um produto de qualidade como o iPhone, ainda utilizando recursos pouco conhecidos na época, a companhia revolucionou o mercado e se tornou um ícone entre os consumidores fiéis da marca. Em 2015, por exemplo, já era responsável por deter 94% dos lucros da indústria de smartphones!
Invista em tecnologia
Especialmente em relação à gestão, é extremamente importante investir em tecnologia para conseguir melhores resultados. Cuidar da tomada de decisões e da administração financeira de maneira integrada, por exemplo, pode ajudar qualquer negócio a crescer. Da mesma forma, utilizar um CRM para gerir o relacionamento com os clientes ou uma solução de Big Data para coletar mais informações sobre o mercado são maneiras de usar a tecnologia a favor da lucratividade. Desse modo, os custos são reduzidos e os processos se tornam mais eficientes.
Diversifique a área de atuação
Diversificar a área de atuação significa aumentar a exposição da marca e, principalmente, expandir o público–alvo. Com um número maior de pessoas a serem alcançadas, naturalmente se tem mais oportunidades de venda e, assim, maiores chances de lucratividade. Para que isso se concretize, entretanto, é preciso avaliar muito bem o mercado e seu próprio negócio a fim de entender onde você se encaixa e como pode oferecer uma nova solução que gere lucro.
A IBM, por exemplo, quando decidiu expandir seu mercado, abriu uma agência de marketing digital que hoje é considerada uma das maiores do mundo. Como se não bastasse ajudar a empresa a se estabelecer no mercado digital como referência, o rendimento do empreendimento ainda é de quase 2 bilhões de dólares.
Adote a melhoria contínua
Estimular a melhoria contínua significa investir na qualidade e, portanto, em valor agregado para o produto. Por isso, ao adotar um programa de melhorias, você automaticamente aumenta as chances de vender mais e melhor, obviamente elevando a lucratividade da empresa. Um programa do tipo também ajuda a otimizar processos, reduzir desperdícios e custos em geral, o que aumenta a margem de lucro do negócio.
O Banco do Brasil, por exemplo, vem adotando um programa de melhoria contínua desde 1995, com o Programa da Qualidade. Em dezembro de 2015, os ativos do banco já ultrapassavam 1,5 trilhão de reais e o lucro em janeiro de 2016 já era 28% maior que no mesmo período do ano passado.
Reduza os custos operacionais
Como é de se imaginar, a diminuição nos gastos também pode ajudar significativamente a conquistar um preço mais competitivo no mercado, agregando valor e, portanto, gerando maior lucratividade para a empresa.
A Volvo, por exemplo, é uma das empresas que mais se beneficiou disso. Em 2014, o lucro ultrapassou o valor de 300 milhões de dólares. E esse aumento foi puxado tanto pelo aumento das vendas na Europa quanto pela redução nos custos de processos operacionais.
Como você pôde ver, para aumentar a lucratividade da empresa, é possível usar os métodos estabelecidos por grandes organizações no mercado. Essas estratégias consistem, basicamente, em aumentar o número de vendas e melhorar o valor agregado do produto, enquanto se busca reduzir os custos operacionais e adequar a gestão. Dessa forma, as vendas tendem a aumentar, assim como a margem de lucro, jogando os índices de lucratividade lá para cima!
Fonte: blog.netprofit.com.br