Ideias são fáceis, a implementação é o mais difícil, concorda? Então conheça essas 5 ferramentas pensadas para tirar suas ideias do fundo da gaveta e colocá-las em prática na inovação de seus produtos e serviços.

A inovação nunca foi um problema para os empreendedores. De espírito inquieto, os sonhadores já viram muita coisa boa surgir em conversas de bar, passeios de táxi ou mesmo reflexões de chuveiro. Pensar em uma solução melhor, mais barata, mais eficiente e feita com os recursos que nós temos disponíveis é parte da nossa cultura, mas, mais do que gerar ideias, o grande desafio dos empreendedores está na execução dos projetos inovadores. Em uma simples equação, seria:

CAPACIDADE DE INOVAÇÃO = HABILIDADE DE GERAR IDEIAS X EFICIÊNCIA DE EXECUÇÃO

Vamos ao exemplo de uma empresa que acredita ser boa na geração de ideias, mas terrível na execução de projetos:

  • Capacidade de Inovar = 6 x 2 = 12
  • Se a habilidade de gerar ideias aumentasse = 8 x 2 =16
  • Se a capacidade de execução aumentasse = 6 x 4 = 24

Nessa lógica, investir em uma cultura de execução, focada em levar os projetos até o fim, com agilidade e eficiência, é tão poderoso quanto criar os meios para seus funcionários encontrarem novas oportunidades de inovar. Para começar esse exercício, selecionamentos 5 ferramentas que vão te guiar.

COMECE OUVINDO SEUS CONSUMIDORES

1. Mapa de Empatia

Antes de olhar para fora, em busca de novas referências, comece ouvindo quem melhor te conhece. Ouça seus consumidores em profundidade, para entender suas necessidades e seus problemas, e como a sua empresa pode ser útil para eles. O Mapa de empatia vai te ajudar a desenvolver novos produtos e serviços de olho nas necessidades e aspirações dos seus clientes.

  • Indicado para empreendedores e profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos ou serviços; e
  • É útil porque é um mapa visual que orienta a discussão e o brainstorming sobre a criação de novos produtos a partir da perspectiva do cliente

2. Ferramenta de Design Thinking

Em poucas palavras, design thinking é a inovação centrada no usuário. Seu objetivo é desenvolver uma experiência de  consumo que seja altamente desejável pelo consumidor, viável tecnologicamente e rentável para o negócio.

  • Indicada para negócios de todos os portes que tenham interesse em criar experiências de consumo altamente desejadas por seus clientes; e
  • É útil porque permite ampliar o conhecimento sobre o consumidor e sugere como transformar as informações obtidas em negócios mais rentáveis.

IDENTIFIQUE AS OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO QUE A SUA EMPRESA PODE ABRAÇAR

3. Diagnóstico da inovação

Elaborada pela 3M, essa ferramenta oferece 20 perguntas para você analisar a visão dos seus colaboradores e dos líderes sobre o grau de inovação da sua empresa, identificando os problemas e as causas que impedem sua empresa de inovar  para, em seguida, você desenhar um plano de ação com datas, objetivos e responsáveis.

  • Indicado para pequenas e médias empresas; e
  • É útil porque permite a empresas comprometidas com a inovação a obtenção de vantagens competitivas e a adoção de medidas para tornar o negócio ainda mais inovador.

FORMATE O PROJETO COM OBJETIVOS E RESULTADOS MENSURÁVEIS

4. Gestão de Projetos com 5W2H

Depois de ouvir seus clientes e identificar as oportunidades que sua empresa tem para inovar, formate um projeto que tire as ideias do papel respondendo apenas a sete perguntas.  Os “Ws” e os “Hs” são derivados das iniciais de palavras interrogativas em inglês (what, why, who, where, when, how e how much).

  • Indicado para todos os tamanhos de negócio e projetos.
  • É útil porque oferece uma metodologia fácil de ser aplicada e monitorada ao longo de todo o projeto.

FORME O TIME CERTO PARA DESENVOLVER E EXECUTAR O PROJETO

5. Mini Curso Formando o Time Certo para Projetos Inovadores

Com o projeto desenhado, chegou a hora de alocar o melhor time para executá-lo. Nesse passo a passo de 5 e-mails, inspirado na Teoria das Competências para Inovar (TCI), você aprende a identificar os perfis de inovação de cada pessoa para criar um time complementar e equilibrado.

  • Indicado para projetos de execução individual ou coletiva.
  • É útil porque apresenta os caminhos para você descobrir o seu potencial inovador e o de cada um do seu time.

Se você se interessou por essas ferramentas e quer aprofundar no tema de execução de projetos criativos e inovadores, recomendamos o livro Making Ideas Happen (com versão em português), do fundador do Behance, Scott Belsky. Boa leitura e mãos à obra!

Fonte: endeavor.org.br

Precisa da ajuda de um contador?

Contate-nos: Razão Empresarial – Contabilidade em São Luis